UFSCar ofertará 2.893 vagas por meio do SiSU, para ingresso em 2019

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) assinou, junto ao Ministério da Educação (MEC), o Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), confirmando a oferta de 2.893 vagas em 64 opções de cursos de graduação presenciais, para ingresso no primeiro semestre de 2019.

O Termo de Adesão ao SiSU (https://bit.ly/2KJ1zPY) contém informações sobre os pesos e as respectivas notas mínimas para cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em cada opção de curso e turno, além de explicitar a forma de distribuição das vagas de acordo com o estabelecido pela Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de Ensino Técnico de nível Médio.

Em relação ao ano anterior, houve um acréscimo de 20 vagas em razão da reorganização da oferta dos cursos de Matemática do Campus São Carlos. Nesse caso, serão oferecidas 100 vagas, sendo 50 para o curso de licenciatura no período noturno, e as outras 50 vagas para o curso de período integral, em que o estudante ingressa na área básica e posteriormente faz a opção entre o grau de bacharelado ou de licenciatura.

Também estão detalhadas no Termo de Adesão as informações sobre a documentação exigida para matrícula dos estudantes que se inscreverem em cada uma das oito modalidades de concorrência no âmbito da Lei nº 12.711/2012, que determina a reserva de 50% das vagas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, desdobrando-se esse critério inicial em outros que incluem autodeclaração de raça/cor, renda familiar e as pessoas com deficiências (PcD).

Além disso, estão previstos os novos procedimentos que serão adotados pela UFSCar, para a verificação da autodeclaração de raça/cor dos estudantes que fizerem a opção por modalidades destinadas às pessoas negras (pretas ou pardas).

No caso das vagas reservadas para PcD, o Termo de Adesão já reflete a aplicação dos novos cálculos estabelecidos pela Portaria Normativa MEC n°1.117 de 1º/11/2018, publicada em 05/11/2018, que redefine justamente a forma de cálculo das vagas reservadas para esse público. Considerando tais modificações, as vagas para PcD somam 66 em 28 opções de cursos.

A Portaria Normativa MEC n° 1.117 também definiu que o estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado. E quem estiver apto a participar da lista de espera poderá manifestar interesse em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao SiSU.

Calendário de inscrições pelo SiSU

O MEC divulgou no último dia 21 de novembro o cronograma do SiSU 2019, por meio do qual os estudantes poderão fazer suas inscrições para concorrer a uma vaga na UFSCar, seja na modalidade de ampla concorrência ou nas modalidades específicas da Lei nº 12.711/2012. De acordo com o MEC, as inscrições estarão abertas de 22 a 25 de janeiro. O resultado da primeira chamada sai no dia 28 de janeiro e as matrículas deverão ser feitas entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Quem não for chamado poderá colocar o nome na lista de espera entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, para ter a chance de participar das demais chamadas, cujas datas constarão do edital a ser divulgado em breve pela UFSCar.

O edital e todas as orientações sobre o ingresso na graduação, prazos e documentação exigida para matrícula estarão disponíveis por meio do www.ingresso.ufscar.br. Outras informações podem ser obtidas em www.ufscar.br e junto à Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar pelo telefone (16) 3351-8152.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.